------------------------------------------------------------- ALVALADE-SADO!-------------------------------------------------------Blogue de informação geral sobre o mundo e o País que é Portugal

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

E Alvalade a concelho... ou em alternativa mudar para Aljustrel!


           

Reconheço que no actual estado em que se encontra a vila de Alvalade, a primeira pretensão não tem pés para andar, mas se o tivermos sempre, como objectivo em cada um de nós, terá no futuro efeitos positivos no modo como a Autarquia Concelhia , passará a olhar os Alvaladenses.
Quem vai aqui de Alvalade, a Santiago do Cacem, para tratar de qualquer assunto, em qualquer estabelecimento publico, leva sempre a ideia de que vai encontrar alguém que nos atende com vontade de nos dificultar a vida. Felizmente nos últimos anos a coisa tem mudado para melhor, mas longe dos padrões a que todos os que estão nos serviços públicos a atender os contribuintes, deveriam estar.
Uma boa parte dos Alvaladenses, tudo o que pode tratar (I R S, Bilhete de identidade, selo do carro etc, etc,) vai ao concelho de Aljustrel. Fica a 21 kms de distancia, a estrada é mais direita e o atendimento vip. Se Alvalade passasse para o concelho de Aljustrel, passaria a ser a freguesia, a seguir à sede do concelho com maior peso eleitoral e na percentagem contributiva para o P I B Nacional. Isto tinha de certeza retornos positivos para a nossa terra. Para Aljustrel seria positivo a entrada de Alvalade para este concelho. Alvalade tem no futuro todas as condições para ser um pólo de desenvolvimento quer agrícola ou industrial. É servida por boas vias de transporte, o IC1, Caminhos de Ferro, para o norte e para o sul do País e perto da A1. Tem abundância de agua no subsolo, regadio e dois rios, que coisa rara no Alentejo correm todo o ano.
Santiago do Cacem vai ter no futuro sérias dificuldades para manter agregado ao concelho duas localidades, Santo André e Alvalade. Santo André penso, ao contrário do que muitos dizem ..nunca passará a concelho, será anexado ao concelho de Sines. É ali que está o maior pólo industrial e magneto de atracção. Sines é e continuará a ser o concelho, com maior desenvolvimento industrial no sul do País, ao contrário Santiago está condenado a ser um dormitório, onde à noite as pessoas terão como paisagem o castelo iluminado, mas de aspecto fúnebre, devido à imagem que se tem, do seu interior.
Quando escrevi isto não tive como intenção atacar ou considerar que os actuais ou todos os que estiveram à frente da Câmara de Santiago nestes 40 anos de Democracia fossem piores que outros de outra cor politica. Por mim penso que se algo tem enaltecido o Partido Comunista têm sido as pessoas que estão ou estiveram à frente das Autarquias desta força politica. Mas que me me perdoem ..Alvalade fica demasiado longe de Santiago…….e a imagem que se herdou de Santiago dos nossos avós foi esta: ….

Santiago de Cães Cem!.....