sábado, 3 de agosto de 2013

O que são Swaps...palavrão inglês, para cobrir as aldrabices em Portugal!....

Há uns tempos para cá o Portuga é bombardeado por palavrões em Inglês, para disfarçar as aldrabices bancárias e não só,... em Portugal.
A maior aldrabice bancária, alguma vez feita em Portugal e que até agora ainda não conseguiu encontrar qualquer culpado ....foi o caso B P N. Foi, quando os Média começaram a usar mais estes palavrões , em Inglês. Aqui e neste caso , começou a aparecer o palavrão (Default): que segundo a Wikipedia  :significa, essencialmente, o devedor não pagou a dívida que ele ou ela é obrigada a ter pago. Insolvência "é um termo jurídico que significa que o devedor é incapaz de pagar suas dívidas.falência "é um achado legal que imponha a supervisão judicial sobre os assuntos financeiros daqueles que estão insolventes ou inadimplentes. Actualmente são os Swaps....   

O jornal Económico dá uma ajuda na sua edição do dia 27 de Abril de 2013 .

Parece um conceito complicado, mas na verdade é muito mais simples do que pensa. Saiba o que é um contrato de 'swap'.
É talvez uma das expressões mais usada por estes dias e que envolve milhões. Muitos milhões de euros.
Mas afinal o que são estes instrumentos complicados chamados 'swap'?. Na verdade são simples.
Imagine que pediu um empréstimo ao banco para comprar uma casa. Ou seja, contraiu um crédito à habitação. Esse empréstimo, na maior parte das vezes, é acordado tendo por base uma taxa de juro variável. E que sobe ou desce consoante a variação da Euribor.
Agora imagine que acredita que os juros vão subir muito nos próximos anos. O melhor, seria fixar essa taxa, travar essa subida. É exactamente isso que um contracto de 'swap' permitiria que fosse usado num crédito à habitação.
Como a própria palavra indica, 'swap' é uma troca. Neste caso uma taxa de juro variável por uma fixa.
O pior é se ao contrário do que pensava as taxas de juro em vez de subirem, descerem. Então nesse caso fica a pagar o valor fixo   (que acordou).
Imagine 5%, quando no mercado o preço do dinheiro já só custa 2%. Foi exactamente isso que aconteceu no caso de algumas empresas públicas. Acordaram contratos numa altura em que as taxas de juro estavam a subir, pensando que iriam subir ainda mais e tentaram trancar essa valorização.
Mas a realidade nem sempre é o que nós pensamos que vai ser. E neste caso não foi. As taxas de juro desceram e agora as perdas potenciais podem chegar aos 3 mil milhões de euros.
No fundo é como no casino. Apostamos no vermelho mas às vezes sai o preto. Há sempre alguém que ganha. 
Tantas palavras, que em Português genuíno o que o Povo fala, se traduz apenas numa palavra...Aldrabões. Em  todas estas aldrabices há sempre os que ganham sem arriscar nada...os que pagam, e não foram vistos nem achados no negócio.....esses somos nós ...o Povo....que continuamos cegos e não conseguimos alterar esta situação!