As eleições Autárquicas ..em Alvalade este ano não mexem nada!
Cinema Alvalade anos 60 |
Cinema Alvalade em 2013 |
Desde que estou cá em Alvalade, já passei por duas eleições Autárquicas. Uma em 2005 e outra em 2009.
Nas primeiras, em 2005 e cheio de entusiasmo pela defesa dos interesses da terra que me viu nascer. Acreditei na lista que foi ganhadora. Um jovem à frente da mesma, filho de gente humilde e trabalhadora era o suporte para a minha convicção em acreditar.Tenho que reconhecer que era bastante ingénuo sobre a realidade Alvaladense. Fui convidado para fazer parte dessa lista ...não aceitei. Se me perguntarem qual a análise que faço do presidente da Junta de Alvalade, tenho que ser sincero ...tem tido um papel apagado na defesa dos interesses da sua e nossa terra. Mas à luz da realidade de ontem e de hoje, em Alvalade, qualquer outro nesta ou noutra lista partidária teria feito o mesmo.....nada....!
Este ano de 2013 vai haver eleições. No quadro que se vislumbra é provável que só concorra a C D U.
O Partido Socialista podia ser uma alternativa, como o já foi. Mas este partido e no que concerne a Alvalade, só se houve falar nele aqui, por estes lados quando há eleições. O resto, tal como o PSD, só chegam aqui a esta terra abandonada em tudo, os resultados desastrosos da sua governação a partir de Lisboa.
Mas não pensem, como eu oiço todos dias, que a situação a que chegámos, quer local ou nacional, que a culpa é só dos políticos.A população de Alvalade e nacional é também culpada.
Mas como o objectivo deste escrito é mais sobre a minha terra....Alvalade. Passemos a dar algumas imagens, neste caso escritas o porquê desta situação.
Antes do 25 de Abril e até aos anos 60, Alvalade foi uma terra de miséria e de fome.As redondezas de Alvalade, eram e são circunscritas, por grandes herdades...cujos donos não foram e não são nossos conterrâneos. Para explicar isto, teríamos que remontar a uma análise mais profunda, à história desta terra e de todo o Alentejo. O que não cabe neste escrito. Como os donos destas herdades não são nossos vizinhos, nem vivem nas nossas ruas...pouco, mesmo nada ...se interessam pela terra, onde tiram proveitos e rendimentos para viverem abastadamente. Se vivessem ou tivessem uma casa aqui, interessavam-se pelas condições de vida que a terra Alvalade, lhe ia dando e teriam peso na exigência junto de quem governa. Nada disso aconteceu ontem, nem hoje.Só a partir da data que menciono em cima .......e como Alvalade é a terra do concelho , com mais recursos naturais, hoje muito mal aproveitados. Os alemães os tais, que hoje estão a fazer a 3ª guerra só na Europa, e a ganharem-na... mas desta vez sem darem um tiro.
Viram isso e começaram a investir nesta zona. Metendo cá o dinheiro para os projectos agrícolas...barragens e outros,.... como exemplo.... a herdade dos Montes Alhos. Para Alvalade , havia até um projecto urbanístico....com o nome de Alvalade ...Vila Modelo....e dizia-se que Alvalade e arredores, seriam uns dos principais abastecedores, em produtos agrícolas, para a Alemanha, ao tempo, em grande desenvolvimento industrial e urbanístico, a refazer parte da Alemanha, (só a então Ocidental, que tinha na altura à frente na governação o chanceler Adenauer) depois da destruição na 2.ª guerra mundial. Todo este desenvolvimento tinha sido apoiado pelo Plano Marshal, monetariamente pela América. Cá e para garantir esses investimentos, os alemães investiram na Base de Beja que ocuparam. A partir dos princípios dos anos 60, esta terra começou a ter vida, trabalho e futuro..... construí-se a ECA e tudo o que era possível ser semeado, era aproveitado.Há 50 anos Alvalade tinha mais vida a partir das 17 horas numa rua, do que tem hoje na freguesia toda. Por via disso, as populações dos arredores, começaram a deslocar-se para aqui.Dizem alguns, que hoje um dos defeitos das pessoas não se empenharem na valorização e defesa da terra é por muitos não serem de cá. Não concordo. Os que nasceram cá...são iguais ou piores, que os que imigraram para aqui.
Hoje está tornar-se num deserto. Os poucos filhos, que são concebidos debaixo dos telhados de Alvalade, não são naturais de cá ...são de Santiago do Cacem ou de Setúbal.E isso já está a ter consequências muito negativas. A terra está a ficar sem população natural de Alvalade. A escola primária, já fechou, já se fala em surdina nalguns gabinetes, dar o mesmo rumo à que existe, tinha-mos um posto de registo civil,já não temos há muito tempo. Os comboios paravam cá na nossa estação, já não param.....o posto médico é o que é. O hospital fica a umas dezenas de quilómetros.A G N R, tem meia dúzia de elementos e à noite a vadiagem faz o que quer nestas ruas desertas.Com o agravamento da situação económica do País tudo isto vai sair caro a uma população de velhos e desempregados, que são já hoje (e amanhã ainda mais) a maioria em Alvalade. Alguns naturais que fizeram a vida fora, (como é o meu caso)e pensaram vir passar o resto dos seus dias na sua terra , abandonaram essa ideia....porque a terra não tem nada para lhe oferecer a não ser abandono e solidão.Até a agua, que bebemos numa terra, em que uma das suas maiores riquezas é esse bem.É nos servida nas piores condições, e em qualidade,... uma das piores da região.
Fui agora mesmo informado que os Correios de Alvalade vão encerrar em Abril próximo...
Cada povo tem aquilo que merece.....nós não fugimos à regra.
<< Página inicial