------------------------------------------------------------- ALVALADE-SADO!-------------------------------------------------------Blogue de informação geral sobre o mundo e o País que é Portugal

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O MEDO CAUSADO PELA INTELIGÊNCIA!...

Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar o seu discurso de estreia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar, amigo de seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela Assembleia  de vedetas políticas.
O velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse em tom paternal: Meu jovem, você cometeu um grande erro.
Foi muito brilhante neste seu primeiro discurso..., nesta casa, isso é imperdoável ! Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter..... gaguejado um pouco.
Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado no mínimo, uns trinta inimigos . O talento assusta"....
Ali estava uma das melhores lições de principio, que um velho sábio pôde dar ao pupilo que se iniciava  numa carreira difícil. 
Isto na Inglaterra. Imaginem  aqui em Portugal.


Não é de mais  lembrar a famosa trova de António Aleixo:


Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que ás vezes fico pensando..


Que a burrice é uma Ciência..........!


A maior parte das pessoas que ocupam posições na política ou outras , é medíocre e tem um indisfarçável  medo da inteligência.
Temos de admitir que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista de posições.
Sabem ocupar os espaços deixados pelos mais talentosos que não revelam apetite pelo poder.
Mas é preciso considerar  que esses medíocres, oportunistas e ambiciosos, têm o hábito de salvaguardar as suas posições conquistadas, com verdadeiras muralhas de granito,por onde talentosos não conseguem entrar.....-.
Em todas as áreas encontramos essas fortalezas estabelecidas , as panelinhas do arrivismo, inexpugnável ás legiões dos lúcidos.


É pecado fazer sombra a alguém ,até numa conversa social e de café.
Assim como um grupo de senhoras burguesas, bem casadas boicota ,a entrada de uma  jovem mulher bonita no seu circulo de convivência , com medo de perderem os maridos.
Eles conhecem bem as suas limitações, sabem como lhe custa realizar qualquer coisa que os mais dotados fazem com uma perna ás costas.
Tudo  isto é um paradoxo angustiante introduzido no Portugal de hoje e de ontem, cujo resultado é um país que caminha sempre a passos lentos a caminho do progresso!....


Finge-te idiota e terás o céu e a  terra!....


Algumas citações são de autor desconhecido!..