terça-feira, 31 de julho de 2012

A Máquina que domina o Mundo...E roubou muitos empregos!



O Computador.


O computador é um máquina que consegue executar tratamento de informações automaticamente.A denominação computador não se aplica só à ideia generalizada de computador pessoal, de facto, a calculadora ou ábaco são computadores (executam tratamento automático de dados).A execução cálculos de uma forma rápida, faz com que surja o ábaco em 5500 A.C., no entanto, a primeira máquina de computar surge através de Wilhelm Schickard, esta máquina permitia somar, subtrair, multiplicar e dividir.A ideia de programar uma máquina surge da necessidade das máquinas de tecelagem produzirem padrões de cores diferentes. Surge então no século XVIII uma forma de representar padrões através de cartões de papel perfurado e em 1801, através de Joseph Marie Jacquard, surge o primeira tear mecânico com um leitor automático de cartões. Charles Babbage, inspirado pela ideia de Jacquard, tenta desenvolver uma máquina capaz de calcular polinómios por meio de diferenças (calculador diferencial), a tentativa de desenvolvimento do calculador diferencial leva Babbage a desenvolver o calculador analítico, muito semelhante, na sua arquitetura, ao computador actual.Em conjunto com Babbage surge o primeiro programador da história (Ada Augusta) onde aparecem pela primeira vez os conceitos de subrotina, loop e salto condicional. Babbage e Ada Agusta estavam demasiado avançados para o seu tempo e até 1940 nada se desenvolveu parecido com o seu computador analítico. O avanço imediato na área dos computadores surge através do Americano Herman Hollerith, inventou uma máquina com capacidade para processar dados baseada na separação de cartões perfurados, a emrpesa fundada por Hollerith é hoje conhecida como International Business Machines (IBM), em 1936 aparece o primeiro computador de uso geral o Z1 construído por Konrad Zuse, esta máquina de relés, executava cálculos e dados lidos a partir de fitas perfuradas.


Descrição: Arquitetura de Von Neumann.


Mas foi durante a 2ª guerra mundial que surge a base dos computadores actuais, a marinha americana em conjunto com a universidade de Harvard desenvolve o MARK I que ocupava 120m3 e conseguia multiplicar dois números de 10 digitos em 3 segundos. Surge então o inicio do desenvolvimento do ENIAC, o ENIAC é o primeiro computador eletrónico, utiliza válvulas termiónicas, consegue executar 500 multiplicações por segundo, surge também e pela primeira vez a arquitetura de computador através de John Von Neumann.Codificar as instruções de modo a que possam em memória,.sugeriu a utilização de linguagem binária 1 e 0 (bit).Armazenar as instruções na memória e a informação necessária para execução da tarefa. Quando processar o programa, tira diretamente da memória as instruções em vez de ler a cada passo um novo cartão perfurado.O projecto do ENIAC acabou por se dissolver, ficou a arquitetura de von Neumann que ainda é a base dos computadores atuais. A base do computador:
Unidade lógica e aritmética - Processamento.
O processador ou CPU, é a principal parte da estrutura, é responsável pelos cálculos.
Unidade de controlo.
A unidade de controlo é a unidade do processador que armazena a posição de memória que contém a instrução corrente que o computador está a executar.
Memória.
A memória é utilizada para guardar dados durante o funcionamento.
Entrada - Saída.
Entrada saída são os períféricos, utilizados para interagir com o operador exemplo: Mouse, Monitor, Teclado.

computador pessoal


Componentes

  1. -1-Monitor
  2. -2-Motherboard (Placa Mãe)
  3. -3-Processador
  4. -4-Memória
  5. -5-Placa de Vídeo - Placa Gráfica
  6. -6-Fonte de Alimentação
  7. -7-DVD - CD-ROM
  8. -8-Disco Rigido - HDD
  9. -9-Teclado - Keyboard
  10. -10-Rato - Mouse




Agradecimentos aqui