------------------------------------------------------------- ALVALADE-SADO!-------------------------------------------------------Blogue de informação geral sobre o mundo e o País que é Portugal

sexta-feira, 6 de março de 2015

Sim....Falar da Guerra dói!






















Quem o diz é Lobo Antunes e eu concordo. Há algumas pessoas.....

 poucas, que ás vezes falam da guerra nas antigas colónias, mas nunca dizem tudo o que passaram, e se falassem, os que nunca lá estiveram não iriam compreender .
Um oficial superior dizia há tempo, que a juventude de hoje não estaria preparada para aguentar uma guerra daquelas. Quando os americanos foram para o Vietname, tinham uma juventude naquele tempo muito próxima da nossa actual e tinham os meios militares no (terreno) que nós nunca tivemos , nem hoje temos e eles não tinham quais queres complexos em usa-los. Correram mundo, as imagens de crianças queimadas, com as bombas que os americanos lançavam. Mas isso não impediu que fossem vergonhosamente derrotados.
É um facto que a guerra colonial deixou marcas em todos os que por lá passaram, nuns mais, noutros menos. Transcrevo um pequeno episódio contado por Lobo Antunes e publicado pela Lusa!

Um dos meus oficiais, que morreu há relativamente pouco tempo num acidente brutal de automóvel, estava um dia numa bomba de gasolina e um carro passou-lhe à frente e ele foi de imediato ao porta-luvas buscar a pistola. Um homem doce.
Mas a primeira reacção emocional dele foi imediata. Era muito difícil elaborar estas emoções..Havia como que uma regressão e voltávamos àquele estado!.......

Há reacções que pensamos já esquecidas que facilmente vêm ao cimo da nossa cabeça!