------------------------------------------------------------- ALVALADE-SADO!-------------------------------------------------------Blogue de informação geral sobre o mundo e o País que é Portugal

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O Alentejo nunca foi dos Alentejanos! Porque será?

O artigo abaixo publicado. Analisa de uma forma um pouco subtil a questão da terra no Alentejo.
Pessoalmente acho-o bem escrito mas pouco contundente.
Dá o exemplo dos jagunços no Brasil que ao serviço dos grandes latifundiários à medida que os pobres vão desbravando terras, eles tiram-lhas. Aqui na nossa região e se calhar por todo o Alentejo ....aconteceu o mesmo, a população ia limpando as terras e os grupos de vara -paus iam -lhe as tirando ao serviço dos grandes agrários. O exemplo ainda recente é o chamado.. Concelho. Eram terras bravias e sem dono que a população desbravou ,mas só não lhe foram tiradas , porque aconteceu a implantação da Republica. Se tivessem deixado passar o fervor revolucionário de então, teriam passado para os grandes latifundiários que na altura usavam métodos parecidos aos que ainda hoje se usam no Brasil de Lula da Silva.
A pergunta que um dia fiz à minha professora da 4-ª classe foi: ....como é que uns conseguiram ficar com herdades tão extensas e a maioria não tem nada.......seria que, trabalharam muito, para o conseguir!......... Não tive resposta, mas hoje sei, como o conseguiram.......................!