------------------------------------------------------------- ALVALADE-SADO!-------------------------------------------------------Blogue de informação geral sobre o mundo e o País que é Portugal

sábado, 3 de abril de 2010

Africa um continente perdido!....


















Há anos, penso que na revista Times vinha um artigo em que se dizia que o continente Africano era a médio ou longo prazo um continente, em que a guerra, a fome e a Sida fariam uma devastação quase total. E parece que as previsões então apontadas, vão-se concretizando a um ritmo preocupante. Estou a escrever isto e estou a pensar num antigo território que foi administrado,por Portugal.....a Guiné Bissau. Ao que parece aquela gente só se sente bem na instabilidade da guerra, já que a fome e a doença é uma constante no dia a dia. Estão uns tempos(poucos) em acalmia , e logo aparece um general qualquer coisa,ou um 2.º cabo a fazer um golpe de estado. Parece que generais, é o que não falta por lá. Acho até graça à catrefa de oficiais superiores que aquele faminto país tem. Penso que alguns deles nem devem ser capazes de fazer uma conta de somar, mas para articularem golpes são uns génios. É deste país, que chegam muitas crianças, para fazer tratamentos nos nossos hospitais, onde quem os acompanham, nunca mais regressa à Guiné. África que podia ser uma terra de abundância, é hoje um local, onde o que impera é a fome a guerra e a doença.Um local onde fui obrigado a dar mais de dois anos da minha juventude, em que muitas vezes debaixo de rajadas de metralhadores se ouvia.....Vão para a vossa terra que esta terra é nossa... (tinham razão).., só que muitos dos que diziam isso....os que puderam, vieram atrás de mim, para a terra que eles diziam ser minha!...... Nem esta terra é minha , nem a que devia ser deles... o é.......! Confrontámo-nos sem glória!........As nossas utopias ............ os sonhos de uma Guiné, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor , S.Tomé e Príncipe e Portugal..... em locais de Igualdade, Fraternidade e Justiça......Esfumaram-se. Para nós Portugueses.....melhor (por agora) do que vós Africanos,...aqui também há muitos generais,.........uns à civil, outros fardados,......mas temos um trunfo,......... estamos na Europa!......