------------------------------------------------------------- ALVALADE-SADO!-------------------------------------------------------Blogue de informação geral sobre o mundo e o País que é Portugal

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Alvalade, Passado, Presente e que Futuro? Recapitulando....


Há alguns anos, numa visita que fiz a Santiago de Compostela e graças á minha curiosidade ao folhear cópias de documentos antigos, deparei com um mapa datado de 1634. Reinava então em Portugal Filipe III, e o mais curioso é que nesse mapa, vinha bem referenciada a minha terra. Teve o Dr. Luis Ramos há uns tempos a amabilidade de me mandar esse Mapa.Como sou um, (e talvez piegas) Alvaladense que gosta da sua terra, emocionei-me ao ver este mapa!Esta terra é muito velhinha e por isso deve merecer o respeito que a sua velhice impõe!Com esta introdução irei de futuro, lembrar a quem de direito, aquilo que eu acho que está bem, o que deve ser feito para ser ainda melhor e criticar aquilo que está mal! Aí vai o mapa de 1634!......................

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Este talvez seja o mapa mais antigo onde Alvalade aparece. Talvez. Pelo menos não conheço outro. Feito por um espanhol (Pedro Texeira), ao serviço de sua magestade, que compilou todos os lugares e da Península Ibérica, incluindo as paisagens litorais.
Há outros mapas também interessantes, mais recentes, onde a nossa terra surge o que não surpreende porque foi concelho durante séculos.

12:05

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial